Coleta seletiva: quer saber como é fácil fazer sua parte para ajudar o meio ambiente?
- EcoAmb Consultoria
- 15 de jan. de 2020
- 2 min de leitura

Você separa os resíduos que gera como papel, plástico, vidro, alumínio? Essa tarefa pode parecer algo trabalhoso, que precise de muito tempo para ser feito, mas acredite é só uma questão de botar em prática, organizar uma única vez o local para dispor cada resíduo e tornar um hábito.
Além de você ficar com aquela sensação boa de estar fazendo sua parte para ajudar o meio ambiente, você contribui com o trabalho das pessoas que coletam o material reciclado.
A coleta seletiva já ocorre em alguns municípios. Você sabia que Criciúma já tem coleta seletiva?
A Associação Criciumense de Catadores (CRICA), a Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Criciúma (CTMAR) e o Ecoponto (resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, lâmpadas, pneus e óleo de cozinha) realizam esse trabalho. Atualmente são coletadas cerca de 100 toneladas por mês de resíduos reciclados, a expectativa é dobrar esse número, nesse ano, com a construção de novos galpões e a ampliação da coleta.
Além disso, o cidadão pode ficar por dentro de tudo sobre a coleta seletiva com o aplicativo Rever. O aplicativo possui um lembrete automático avisando o usuário o dia e horário que o caminhão da coleta seletiva passará na sua rua, ainda possui um mural de divulgação de informativos, campanhas, orientação sobre resíduo e um local para denúncia como o descarte de lixo em local inadequado.
Em Criciúma são coletados 4,1 mil toneladas por mês de lixo e apenas 100 toneladas são recicladas. A coleta seletiva precisa da sua ajuda para que o número de resíduos reciclados se torne cada vez maior, crie um novo hábito e faça a sua parte para preservar o meio ambiente, separe seu lixo.
Para saber mais informações sobre o funcionamento da coleta seletiva, acesse o site da Famcri (www.famcri.sc.gov.br), lá é possível ver os horários e dias que o caminhão da coleta seletiva passará. Você quer saber se na sua região tem coleta seletiva? Procure informação na sua prefeitura ou órgão ambiental ;)
Comentários