top of page

(48) 99661-3510

Clique aqui

kisspng-whatsapp-logo-clip-art-whatsapp-

Laudo de Cobertura Vegetal? Qual é a sua importância?

  • Foto do escritor: EcoAmb Consultoria
    EcoAmb Consultoria
  • 21 de jun. de 2019
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de jun. de 2019


O estado de Santa Catarina está localizado no bioma Mata Atlântica. A vegetação é composta por três tipos de florestas (fitofisionomias), essa variação se deve a diferenças na localização, altitude, relevo, solo e clima.


Floresta Densa: estende-se por todo o litoral catarinense. Possui uma vegetação bastante fechada, com árvores de grande porte e é muito úmida. As espécies mais características são o palmiteiro, samambaias, canelas, guamirins e várias epífitas como orquídeas e bromélias.

Floresta Pluvial Subtropical (Floresta Ombrófila Densa)


Floresta de Araucária: ocorre no planalto catarinense, em altitude superior a 500 m e principalmente entre 800 e 1200 m. A araucária é a espécie que ocorre com maior frequência e domina o dossel das florestas. Essa fitofisionomia possui um histórico antigo de exploração e ainda sofre com práticas inadequadas.

Floresta de Araucária (Floresta Ombrófila Mista)


Floresta Decidual: localizada mais a oeste. Parte de suas árvores perdem as suas folhas em períodos mais secos e frios do ano. É uma floresta mais aberta e repleta de cipós, com importantes espécies madeireiras, como a canafístula, grápia e angico vermelho. A floresta Decidual é o tipo florestal mais degradado do Estado.

Floresta Estacional Decidual


A contínua degradação de ambos os biomas e o encolhimento das áreas de preservação ambiental têm levado diversas espécies vegetais a ameaça de extinção. Os laudos de cobertura vegetal são uma importante ferramenta para conciliar a conservação e preservação da biodiversidade e o desenvolvimento sustentável.


🍃O que é o Laudo de Cobertura Vegetal?


O Laudo de Cobertura da Vegetação consiste no mapeamento de toda a vegetação presente no local, permitindo identificar espécies ameaçadas, imunes ao corte, nativas e exóticas. Ele caracteriza o estado de conservação, regeneração e sucessão ecológica da área de estudo.


🍃Para que é feito?


Para avaliar com eficácia a melhor forma de realizar uma supressão, minimizar riscos ambientais e adequar o empreendimento ou atividade conforme as legislações pertinentes. Sempre visando preservar a biodiversidade, conciliar a flora local e o desenvolvimento sustentável.



🍃Esse documento deve ser realizado por profissional habilitado e estar vinculado a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).


Precisa de ajuda, tirar dúvidas ou solicitar um orçamento, entre contato: ☺️👇

WhatsApp: (48) 9 9661-3510 E-mail: contato@consultoriaecoamb.com.br Redes sociais:

Instagram: @consultoriaambiental_ecoamb

Facebook: @consultoriaambientalECOAMB


Comments


Nos encontre nas redes sociais:

  • @consultoriaambientalECOAMB
  • @consultoriaambiental_ecoamb

© 2023 por EcoAmb Consultoria Ambiental.

bottom of page